sábado, 3 de dezembro de 2011

VI Grande Prémio da Arrábida

Domingo, dia 27 de Novembro, teve lugar o VI G. P. da Arrábida, organizado pela Associação de Atletismo Lebres do Sado. A corrida tem início no Jardim de Vanicelos em Setúbal, sobe até Palmela e volta a descer para o local de Partida.
O dia estava esplêndido, se bem que ainda um pouco fresco às 10:00, hora de início da prova. Encontrei uma numerosa comitiva do meu clube, o Run 4 Fun, que se preparava alegremente para participar em mais uma celebração popular de são convívio desportivo.


 Esta prova tem uma particularidade sui generis, que consiste nos dois primeiros quilómetros serem feitos em pelotão, encabeçado por duas lebres que trotam num ritmo suave de cerca de 6’/km. Após essa fase inicial controlada, é dada liberdade aos atletas para darem corda aos sapatos, o que muitos fazem denodadamente, libertando explosivamente toda a energia até aí a custo contida.


Eu tentei, com alguma dificuldade, acompanhar alguns amigos da Proaventuras, em particular o Gonçalo Cardoso. Após os primeiros 5 kms razoavelmente planos, a prova tem dois kms a subir para o castelo de Palmela. Esse troço é aquele que faz mais mossa nos atletas. Como me sentia forte, consegui fazê-los abaixo dos 5’/km e aproveitei para ultrapassar alguns corredores, incentivado pelo Bruno Bastos Silva, pelo António Cruz e pelo Renato Velez que nos esperavam montados nas suas BTTs.

  
Chegado a Palmela, pude finalmente colocar o “turbo” a funcionar e arranquei à desfilada pelo encosta abaixo. Os próximos 6 kms foram todos feitos abaixo dos 4’/km, e ainda tive força para um sprint final em cima da linha da meta. Só não parei para beber o cálice de moscatel da praxe, que é servido aos 8600 m. Ficará para a próxima.

 
A prova foi muito participada, com 545 atletas a cruzarem a linha de chegada.
Depois da corrida fomos almoçar um excelente choco frito, especialidade regional de Setúbal. E assim se passou mais um esplêndido dia, nos arrabaldes da linda cidade de Setúbal.

Sem comentários:

Enviar um comentário