22ª Meia Maratona de Lisboa

Views

No passado domingo, dia 25 de Março, o dia amanheceu fresco, mas a prometer subida de temperatura e muito sol. Acordei cedo (ainda mais do que o costume, devido à mudança de hora) tomei o pequeno-almoço e dirigi-me para a estação do Arreiro, onde me encontrei com a restante comitiva do Run 4 Fun, pois tinhamos combinado apanhar o comboio das 8h13. E lá fizémos a curta viagem até ao Pragal, divertidos como sempre.

Este ano o acesso ao garrafão da ponte estava facilitado, pois a rampa da descida tinha sido alargada, e como chegámos cedo nem sequer apanhámos a multidão do costume.

Depois esperámos 2 horas que fosse dado o tiro de partida, tentando colocarmo-nos o mais à frente possível. Vislumbravamos o grupo do dorsal VIP, que fazia o seu aquecimento sem restrições, no espaço vazio que medeava a zona de partida e o cordão de segurança, atrás do qual nos mantinham.

Finalmente foi dado o tiro de partida e lá arrancámos a trote em direção ao início, pois a confusão era tal que não permitia correrias.  

A primeira metade da ponte foi feita a custo, em cima do gradeamento, pois era o único local onde se podia progredir sem obstáculos. A descida para Alcantra permitiu acelerar e lá embaixo, a seguir ao primeiro abastecimento, começou finalmente a verdadeira corrida.

Fui em grupo com o Carlos Silva e o Mário Gomes, até que o Carlos ficou para trás, mercê de uma lesão que o tem incomodado, e avancei com o Mário. Fui-me sentindo bem durante toda a corrida e a companhia do Mário foi ajudando a manter um ritmo forte. Para quem já está habituado a fazer distências maiores, 21 km passam depressa.

Já depois da volta de Algés, o último quilómetro custou-me a fazer, o que me deu a sensação que nesta corrida dei tudo o que tinha para dar. Cruzei a meta já em esforço, mas com um sprint final nos últimos 200 metros.

Meta

Mesmo assim consegui bater, por uns diminutos 10 segundos, a minha melhor marca na distância, conseguida no ano anterior, na mesma prova. Terminei em 222º lugar da classificação geral, 36º do escalão, em 1h23'58''.


Esta foi a minha 18ª Meia Maratona, desde que comecei a participar em provas de estrada. Teve um sabor especial, uma vez que a minha primeira prova foi a 12ª Meia Maratona de Lisboa, que teve lugar em Março de 2002, há precisamente 10 anos.

Palmarés

Terminada a corrida, juntei-me aos companheiros, em frente ao Planetário, e tirámos esta bela foto de grupo:

Run 4 Fun

Fui para casa tomar banho e juntei-me novamente ao grupo, na mui agradável Quinta de S. António, na Malveira da Serra, onde um belissimo cozido nos esperava e muita boa disposição e alegre convívio nos prometia o resto da tarde.



Antes de ir para casa, ainda fui ver a esplendorosa vista do mar no Bar "O Moinho".
 E assim terminou mais um agradável e bem passado fim-de-semana.





Comentários

  1. Grande Luis,

    Mais uma memorável prestação na tua longa lista de conquistas e superações.

    Tempo canhão 1h23m !

    Ainda por cima nestas condições que nesta MM são quase sempre muito quentes.

    Obrigado pela partilha e boa preparação do grande teste que se avizinha.

    RunAbraços,
    NDA

    ResponderEliminar
  2. Excelente Luís,

    Notável como conseguiste ultrapassar os "altos e baixos" na Meia Maratona até chegares a um patamar de alto nível.

    Grande atleta com vontade de "ferro" e um exemplo e inspiração para todos nós.

    E parabéns por mais um PBT

    Runabraço

    ResponderEliminar
  3. E no sábado seguinte 32 Km de Serra com 1110m de desnível positivo. É obra!!

    Grande abraço

    ZC

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

UTAX - Ultra Trail Aldeias do Xisto - 2014

De Vela até aos Açores

5º AXTrail series 2012

Provas Insanas - Westfield Sydney to Melbourne Ultramarathon 1983

Insanidade nos Tempos de Covid - Estrelaçor 180K - A prova - Frigus detegere

Le Grand Raid des Pyrénées

MIUT - Madeira Island Ultra Trail

Ultra Trail Atlas Toubkal - UTAT 2016 - A prova

Pequenos conselhos práticos - Solo Duro