Ultra-Trail du Mont-Blanc - Preparação

Summary A primeira vez que abordei o tema da preparação para o UTMB foi neste post, faz hoje precisamente 3 anos. Desde então já muita água passou debaixo dos
Views



A primeira vez que abordei o tema da preparação para o UTMB foi neste post, faz hoje precisamente 3 anos. Desde então já muita água passou debaixo dos moinhos.

Candidatei-me dois anos consecutivos apenas para ver as minha expetativas goradas pela má sorte no sorteio.

Para quem não conhece as regras, o UTMB será provavelmente a prova de Trail mais cobiçada do mundo, com uma quantidade de candidatos muito superior ao número de lugares disponíveis (2300).

Esta prova é vista como uma espécie de "Jogos Olímpicos do Trail" onde se degladiam os nomes mais sonantes da elite mundial e onde o pelotão quer estar presente em peso.

Para dar vazão à enorme procura, a organização criou um sistema de seleção em que é necessário pontuar para poder fazer a candidatura a um lugar na prova:

Registration to UTMB® is only allowed to competitors who have already had an experience and who can prove it. To enrol for the UTMB® 2015, you need to have acquired a minimum of 8 points by having completed, between 2013/01/01 and 2014/12/31 exclusively, races included in this list. The 8 points have to be acquired with 3 races maximum.This race is limited to 2300 competitors.

http://www.ultratrailmb.com/en/

No entanto, apesar deste sistema, ainda existe um número muito elevado de candidatos que superam esta primeira barreira. É feito um sorteio anual pelas vagas existentes. Quem falha o sorteio, no ano seguinte tem uma ponderação de 2x e portanto o dobro das probabilidades de ser sorteado. À terceira tentativa a entrada é garantida.

Foi precisamente isso que me aconteceu.

Poderia ter decidido fazer uma das outras provas mais curtas, o CCC ou o TDS, mas como sou muito focado num objetivo que me faça sentido, mantive a aposta na prova rainha de 168 km.

No Desporto, a minha modalidade de eleição é o Ultra Trail, que pratico desde 2010.

Fiz a minha primeira prova com 3 dígitos em 2011, os 100 km de Ronda.

Este ano será o culminar de um caminho de preparação, que passou pela participação anual numa prova com mais de 160 km, desde 2012.

Em 2012 completei os 168 km do Ehunmilak.

Em 2013 completei os 160 km do GRP.

Em 2014 completei os 214 km do VCUF.

Cada uma destas experiências extremas me ensinou qualquer coisa.

Correr 100 milhas não faz de nós uns seres excecionais. A forma como o fazemos é que poderá fazer a diferença. E não me refiro ao tempo final ou à performance geral.

É como na vida.

Nem sempre conseguimos escolher as circunstâncias em que vivemos mas podemos sempre escolher como as vivemos.

Para mim a única forma possível é com paixão.

Quem não tem paixões não tem nada.

As minhas jogam-se num triângulo com os vértices na Família, no Trabalho, e no Desporto que é também cada vez mais sinónimo de amigos.

Quando se consegue uma é bom, duas é excelente, três é perfeito.

Este ano estas 3 paixões têm-se reforçado umas às outras o que me faz sentir mais equilibrado do que nunca.







Sinto-me preparado para completar os 168 km do UTMB.




A hidratação é fundamental...

Chamonix Micro Brewery





Quem me quiser seguir poderá fazê-lo no seguinte link, inserindo o dorsal nº 1474:

http://utmb.livetrail.net/coureur.php




Ir para: Crónica da Prova













Comentários

  1. E certamente que os vais completar!! A questão será em quanto tempo?

    Estarei atento e desejo-te as maiores felicidades

    Runabraço

    ResponderEliminar
  2. Boa sorte... Vai com certeza ser uma aventura fantástica !

    ...para mim um sonho impossivel.
    Alem de não ter condições financeiras para o fazer , ainda só vou com uma prova de 100K (OMD serra da Estrela) , e não me vejo com capacidade mental para mais distancia ! :)

    Muita força , boa prova.
    Artur

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

UTAX - Ultra Trail Aldeias do Xisto - 2014

De Vela até aos Açores

5º AXTrail series 2012

Provas Insanas - Westfield Sydney to Melbourne Ultramarathon 1983

Insanidade nos Tempos de Covid - Estrelaçor 180K - A prova - Frigus detegere

Le Grand Raid des Pyrénées

MIUT - Madeira Island Ultra Trail

Ultra Trail Atlas Toubkal - UTAT 2016 - A prova

Pequenos conselhos práticos - Solo Duro