sábado, 12 de setembro de 2015

Ultra Trail Aldeias do Xisto - UTAX 2015 - Preparação















"Não devemos voltar a um lugar onde fomos felizes."
- Agatha Christie

 “Tu não podes tomar banho duas vezes no mesmo rio, pois aquelas águas já terão passado e também tu já não serás mais o mesmo.”
-       Heráclito




Felizmente as provas do AXtrail nunca são iguais e por isso nunca voltamos exatamente ao mesmo local. Nem no tempo, nem no espaço.

Fiz esta prova em 2012 e 2014.

Este ano serei o dorsal nº 72.




Após duas semanas "de molho" para recuperar do esforço titânico despendido no UTMB, é altura de começar a preparar o último desafio de Trail Running deste ano desportivo. Nada melhor do que aquela que é a 4ª prova do Circuito Nacional de Trail Ultra Endurance da ATRP, para completar o número mínimo de provas para pontuar no circuito (MIUT 2015 e UTAX 2015).






Transcrevo aqui a informação constante do site da go-outdoor:


Ultra Trail e muito mais... 
No fim-de-semana de 16, 17 e 18 de Outubro de 2015, Miranda do Corvo irá acolher pela primeira vez o UTAX (Ultra Trail das Aldeias do Xisto), este ano com 112km. O circuito vai para o seu 8º ano, sendo que nos últimos quatro anos, se realizou dois anos na Lousã e dois em Castanheira de Pêra. Esta será a 4ª edição da prova UTAX, conhecida por percorrer trilhos únicos e mágicos na Serra da Lousã, no território das Aldeias do Xisto e que pretende voltar a superar expectativas dos atletas e seus acompanhantes, aliando o desporto, a natureza e o lazer de uma forma verdadeiramente única. Este ano a prova faz parte do Circuito Nacional de Trail Ultra Endurance da ATRP, finalizando o circuito.

UTAX
·         Início da Prova: 00h00 de dia 17 de Outubro (noite de sexta para sábado);
·         Local da Partida: Praça José Falcão, Miranda do Corvo;
·         Distância: 112km;
·         Desnível Acumulado Positivo: 6000m;
·         Tempo Limite: 26 horas;
·         Secretariado: dia 16 de Outubro, das 10h00 até às 24h00.



Descrição:

Em 2015, o Ultra Trail das Aldeias do Xisto conta com um percurso de apróximadamente 112 km de distância e 6045 m de desnível positivo acumulado. Nesta edição a partida e a chegada serão em Miranda do Corvo, na Praça José Falcão, onde estará instalado todo o centro logístico da prova. A primeira aldeia a ser visitada será o Gondramaz, permitindo aos atletas disfrutar de um belíssimo single-track, embora duro e técnico, logo nos primeiros quilómetros. Chegados à aldeia é altura de seguir para os lados da Lousã e, aqui, o momento mais esperado será sem dúvida a passagem pela "Amazónia", como é conhecido aquele local. O percurso segue até ao Castelo da Lousã e às Piscinas Naturais a partir de onde se aproveita o trilho paralelo a uma levada, quase até à aldeia do Candal. Após o Candal são apenas cerca de 3 km até à aldeia da Cerdeira. Continuando, é altura de passar pelas Aldeias do Xisto de Góis, mais precisa e respetivamente pela Aigra Nova, Comareira e Pena. A partir desta última inicia-se a subida ao ponto mais alto de todo o percurso, para depois descer até Castanheira de Pêra. Tomando a direcção Noroeste para o Ameal, sobe depois por um fantástico single-track ao início do Parque eólico no cimo da Serra da Lousã, e continua na direcção da Casa do Guarda Florestal. É então que se inicia a descida para as aldeias do Catarredor e Vaqueirinho, e daí segue para as Aldeias do Xisto do Talasnal e Casal Novo. O percurso segue para o "Terreiro das Bruxas", a partir de onde se sobe para o Parque Eólico de Vila Nova, já no Município de Miranda do Corvo, e alcançando depois a Praia Fluvial da Louçainha (Município de Penela). Já a apenas uma dúzia de quilómetros para o final o percurso entra em Vila Nova, onde se situa o Centro de Trail de Vila Nova, dirigindo-se de novo para a Praça José Falcão em Miranda do Corvo.







Sem comentários:

Enviar um comentário