quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Ultra Trail Atlas Toubkal - UTAT 2016 - S01E02 - Treino





Agora que faltam apenas 5 semanas para o início da grande aventura deportiva deste ano, é altura de fazer um balanço do treino efetuado até ao momento e programar adequadamente o treino nas 5 semanas que restam.

Como é do conhecimento comum, o ideal é que as últimas 3 semanas sejam de "tappering", ou seja, com cargas em decrescendo para que o corpo e a mente estejam repousados no dia da prova.

Tomando esse princípio como ponto de partida, restam duas semanas para colocar carga. 

Fazendo uma retrospetiva do que foi o treino ao longo do ano que decorreu, constato que completei 6 bons mesociclos mas infelizmente as semanas mais recentes deixam muito a desejar. As últimas semanas coincidem com um período de intensa atividade profissional, que limitou muito a minha disponibilidade para treinar, e sobretudo a capacidade de repousar, e, além do mais, desregulou a alimentação, com efeitos visíveis ao nível do peso, que subiu desmesuradamente.










Chegado aqui, o que fazer? 

Bem, sobretudo há que me alimentar corretamente, para me sentir saudável e baixar o peso, com sorte 2 ou 3 kgs até ao dia da prova.

E tentar fazer duas semanas de treino com desnível suficiente para reabituar o corpo às subidas.






E, por fim, apoiar-me na esperança de que 8 anos de treino de corrida possam colmatar as falhas obvias de uma preparação bastante deficiente para este evento específico.












2 comentários:

  1. Acredito que tudo vai correr na perfeição até porque o treino foi muito bem estudo e planificado. Um abraço.

    ResponderEliminar