Andorra Ultra Trail VallNord - Ronda dels Cims 2019 - S02E07

Views



























Recomeça....
Se puderes
Sem angústia
E sem pressa.
E os passos que deres,
Nesse caminho duro
Do futuro
Dá-os em liberdade.
Enquanto não alcances
Não descanses.
De nenhum fruto queiras só metade.


E, nunca saciado,
Vai colhendo ilusões sucessivas no pomar.
Sempre a sonhar e vendo
O logro da aventura.
És homem, não te esqueças!
Só é tua a loucura
Onde, com lucidez, te reconheças...


Miguel Torga





5º Mesociclo

(9ª, 10ª, 11ª e 12ª semanas de 2019 - 25/02 a 24/03)


Mais um bom Mesociclo, apesar de ter sido um mês de trabalho muito intenso, na frente profissional.

No espaço de tempo de uma única vida, tento conseguir o milagre de encaixar quatro vidas muito intensas: o trabalho muito exigente, de um Engenheiro de Telecomunicações (ah! sou eu...); a gestão da casa e da família (os meus mais-do-que-tudo); o meu hobby desportivo, que me toma o tempo de um atleta semi-profissional (mas, infelizmente, sem os mesmos resultados); e a satisfação da minha curiosidade intelectual, que também chegava para ocupar uma vida inteira.

A meio de Fevereiro, tive instalação de Release de Software do meu principal produto/serviço. Na minha função, entre outras coisas, dou suporte a serviços de telecomunicações de grandes empresas, incluindo Centros Hospitalares, Bombeiros, Serviços Camarários, Ministérios, etc. É uma função com grande responsabilidade e a correspondente dose de stress. E quando algo corre menos bem, é certo que se vai ter que dar o litro para resolver.

Para o bom evoluir dos meus treinos, a recuperação é essencial, e essa recuperação passa por dormir horas de sono regulares, no meu caso a rondar as 8 horas por noite.

Ora isso não tem sido de todo possível desde meados de Fevereiro, embora felizmente tenha vindo a recuperar, e se comece agora, finalmente, a aproximar do valor ideal:






Outro indicador que sofre com a falta de sono é o controle do peso. Quando andamos sob stress e não dormimos, temos tendência a ingerir com frequência alimentos muito calóricos, fruto de uma desregulação hormonal.

De acordo com o planeado, o meu peso estava a diminuir paulatinamente. Com o stress, voltou a subir. Agora vou ter que fazer um esforço redobrado para conseguir chegar ao objetivo, ainda antes da grande prova de 100 milhas, em Julho.






Mas eis aqui os dados do meu treino:




























Muito embora o treino tenha estado controlado durante este 5º mesociclo, no mesociclo seguinte, o 6º, que já vai a três quartos, a coisa parece estar mais descontrolada. A carga de treino tem vindo a sofrer significativamente e a minha forma física tem baixado. Vou ter que voltar a colocar carga, pois já só faltam 4 semanas para o objetivo intermédio, os 80K / 5.000mD+ do  EGT - Estrela Grande Trail.







Portanto já chega de estar aqui à volta do PC, vou mas é para a Serra correr!


 


Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

UTAX - Ultra Trail Aldeias do Xisto - 2014

De Vela até aos Açores

5º AXTrail series 2012

Provas Insanas - Westfield Sydney to Melbourne Ultramarathon 1983

Insanidade nos Tempos de Covid - Estrelaçor 180K - A prova - Frigus detegere

Le Grand Raid des Pyrénées

MIUT - Madeira Island Ultra Trail

Ultra Trail Atlas Toubkal - UTAT 2016 - A prova

Pequenos conselhos práticos - Solo Duro