Atleta RUN 4 FUN em destaque

Views

 














Resolvi republicar aqui um post do blog do meu clube de corrida, o RUN 4 FUN, em que é feita a minha apresentação ao clube (em 2013, embora eu seja membro do clube desde 2009)


https://run4f.blogspot.com/2013/10/atleta-em-destaque_25.html


 
Há quanto tempo corres?
Aos 17 anos corri em pista, durante um ano. O treinador dizia que eu tinha potencial, mas infelizmente não continuei. Intermitentemente, ao longo dos anos, lá fui fazendo o meu treininho ocasional. Já depois de ter o meu primeiro filho, resolvi correr a minha primeira meia-maratona, em 2002, na ponte 25 de Abril. Recordo-me que não consegui correr o tempo todo e que demorei 2 horas a cobrir a distância. Depois estive um longo período sem correr até que no verão de 2009, após concluir o meu MBA, com 92 kg de peso, resolvi que teria que voltar a treinar para bem da minha saúde física e mental. Em Dezembro desse ano completei a minha primeira Maratona.

Porque corres?
Porque corro? É quase como perguntar porque respiro. Tornou-se uma necessidade básica. Estou viciado nas endorfinas e no ar do campo. Adoro as idas para a Serra ao fim-de-semana, em solitário ou de preferência em grupo. É a melhor tereapia que conheço. Antecipo as saídas, em família, e as estadias em lugares maravilhosos onde posso correr na natureza em provas organizadas de Trail. Gosto da dor e do desconforto de perseguir um objectivo difícil. Mentiria se não acrescentasse que gosto de competir comigo próprio e com os companheiros.

Quantas vezes treinas por semana?
Treino normalmente 6 a 7 vezes por semana, numa média de 9 horas. Durante a semana faço distâncias mais curtas e ao fim de semana longões em Monsanto ou na Serra de Sintra.

Qual a prova que mais gostas? E a que te marcou mais?
As provas que mais gosto fazer são as de 100 milhas em Montanha. A que me marcou mais foram os 168 km do Ehunmilak, em 2012, pela dureza das condições atmosféricas, pelas duas noites sem sono, pelo esforço físico e emocional despendidos, pela entreajuda com o meu amigo Luís Freitas (fizemos boa parte do percurso juntos e assim terminámos) e pelo apoio da família que esteve sempre lá para me ajudar. Terminei extremamente emocionado e com uma sensação inolvidável de ter completado uma grande aventura.

Quais os teus próximos objectivos?
Tenho que preparar cuidadosamente a próxima época. Durante o próximo ano tenciono pontuar em pelo menos 3 das provas do Circuito Nacional de Ultra Trail para ser novamente finisher e assim poder levar para casa a camisola de 2014 e quem sabe um troféu do escalão M45. Mas sobretudo espero que seja finalmente este ano que tenha a sorte de poder ir a Chamonix fazer o Ultra Trail do Monte Branco, após dois anos a amealhar pontos e depois de ter feito duas provas “preparatórias”, o Ehunmilak e o Grand Raid des Pyrénées.

Já fizeste a Maratona? A tua opinião sobre a Maratona
Já fiz a Maratona por 10 vezes. A estreia foi simultaneamente a minha estreia nos Run 4 Fun, em Lisboa 2009, quando fui apadrinhado pelo meu grande amigo João Ralha, que muita companhia me fez ao longo do percurso. As minhas provas de eleição são os Ultra Trails, mas a Maratona continua a ter uma mística especial. O esforço físico e anímico que implica ter que correr 42 km a um ritmo forte e constante, sem paragens, nos limites da nossa resistência, é algo que me continua a deslumbrar.

O que é para ti o Run 4 Fun? Que benefícios retiras de pertencer ao Clube?
O Run 4 Fun é sobretudo um grupo divertido de bons amigos que partilham um interesse especial pela corrida, como actividade saudável, que traz à superfície boas qualidades humanas, ideal para ser vivida de forma relacional em grupo.
Gosto muito da companhia e apoio dos elementos do grupo e das muitas actividade interessantes organizadas em conjunto, como os treinos temáticos, os pic-nics depois dos treinos, as idas cojuntas a provas, etc. Retiro muito ânimo, sanidade mental e a memória de excelente momentos passados em muito boa companhia.

Uma mensagem aos novos membros do Clube
Garanto-vos que irão ser muito bem recebidos por este grupo acolhedor e despretencioso, e encorajo-vos a participarem nas várias actividades organizadas pelo clube. Cada membro é incentivado a alcançar os seus objectivos desportivos de acordo com as suas capacidades. Dificilmente encontrarão uma claque mais exuberante do que aquela que veste a camisola laranjinha.



Comentários



Posted by:
has written 0 awesome articles for dorsal1967.

Mensagens populares deste blogue

Pequenos conselhos práticos - Solo Duro

Insanidade nos Tempos de Covid - Estrelaçor 180K - A prova - Frigus detegere

ITRA Performance Index - Everything You Always Wanted to Know But Were Afraid to Ask

ITRA Performance Index - Tudo o que nunca quis saber nem teve vontade de perguntar

Provas Insanas - Westfield Sydney to Melbourne Ultramarathon 1983

11 Lições que a Corrida me ensinou em outras tantas Provas