segunda-feira, 18 de junho de 2012

III Ehunmilak 2012 - Preparação - 4º Mesociclo

Partida do Ehunmilak

Nas 4 semanas que decorreram entre 21/05 e 17/06, completei o penúltimo mesociclo de preparação para o Ehunmilak.

Ao todo, corri 379 kms com 9556 m D+, nadei 10 km, e pedalei 95 km. Neste ciclo não completei qualquer prova, pois quis concentrar-me nos treinos e não me desgastar excessivamente com provas que, pelo seu carácter competitivo, implicam sempre um maior período de recuperação.

As duas primeiras semanas deste mesociclo foram muito penosas. Contrariamente ao que é em mim natural, não sentia vontade nenhuma de sair para treinar, nos treinos arrastava-me, e a recuperação era demorada. O mundo pareceu perder a sua cor e fui tomado por alguma angústia relativa ao bom decorrer da preparação para a prova. Julgo que estava a sofrer do acumular de cansaço físico e sobretudo anímico.

Mas como não há mal que sempre dure, o que é certo é que assim que a minha mente arrebitou (deve ter feito um reboot expontâneo), o cansaço físico desvaneceu-se como nevoeiro sob um sol radioso. E assim, passei de uma quinzena com 145 km e 2650 m D+ de treino, para outra com 235 km e 6900 m D+.





Como muito bem descreve o incomparável Kilian Jornet, num excelente livro sobre a sua vida de trail runner:

«O que é que mudou realmente em relação a ontem? Que mudança ocorreu no meu corpo? Que adaptação ao esforço e que consequências teve? O meu corpo continua tão cansado como na manhã de ontem ou na de anteontem. Os meus pés ainda estão magoados; e os meus joelhos e as ancas também. Então, o que é que mudou esta manhã? Levantar-me da cama para ir tomar o pequeno-almoço não representou uma dura penitência, sem sorrir e com a cabeça em branco e o olhar no infinito. Os meus primeiros passos do dia não foram pesados e dolorosos. A minha consciência, a fala e o olhar não demoraram horas a entrar em ação. O que é que mudou, esta manhã? Absolutamente nada no meu corpo, mas tudo na minha mente.»


Neste momento, e caso consiga cumprir o último mesociclo de treino sem quaisquer lesões debilitantes, sinto-me preparado para enfrentar com confiança o enorme desafio que esta prova representa para mim.


As 7 etapas do Ehunmilak


Da imprensa local do País Basco retirei este trecho que caracteriza bem a mística da prova: 

«La tercera edición de la Ehunmilak y de la Goierriko Bi Haundiak volverá a poner a prueba a los corredores del ultrafondo a partir del próximo 13 de julio (...)

Los trazados más duros y los desniveles más extremos, además de las condiciones meteorológicas, medirán la capacidad de resistencia y la velocidad de los cerca de 500 inscritos en dos carreras que transcurrirán por algunos de los paisajes más hermosos y significativos de la geografía del territorio.

La prueba reina, la Ehunmilak, constará de 168 kilómetros, es decir casi cuatro maratones consecutivos, y un desnivel positivo de 11.000 metros. El trazado, con salida y llegada en Beasain, recorre un total de 29 municipios de las comarcas de Goierri, Tolosaldea, Urola-Kosta, Urola-Garaia y Debagoiena, cruzará los parques naturales de Aizkorri y Aralar, y ascenderá por los montes Txindoki (1.346), Ganbo (1.402), Irimo (896), Erlo (1.026), o Ernio (1.075), o parajes como Larraitz, San Adrián o Etxegarate. Parte del recorrido, además, transcurrirá por el escenario de la maratón Zegama-Aizkorri, una cita ya tradicional en el calendario internacional de carreras de montaña (...)

Pero la fama de la Ehunmilak ha traspasado todas las fronteras, y entre los inscritos figuran también un corredor austriaco, un alemán, un chino, un finlandés, un británico, catorce portugueses y un venezolano (...)

La cifra de abandonos en 2011 aporta otro datos más sobre la extrema dureza de esta prueba: De 203 inscritos, solo 97 completaron el recorrido en el tiempo máximo permitido de 48 horas.»


Tenho 48 horas para concluir os 168 km. Tenciono fazê-lo.


to be completed...

3 comentários:

  1. Força companheiro, tudo de bom...bem o mereces.

    ResponderEliminar
  2. "Tenho 48 horas para concluir os 168 km. Tenciono fazê-lo"
    ...claro que sim... sei que o iras fazer... sublinho que representa apenas a ultima fase do teu "Desafio" que desde a muito iniciastes com a sua preparação...
    ...aproveita todos os momentos, vive-os intensamente e nos de maior dificuldade, lembra-te que faço parte de um grupo de Amigos que esta-mos a torcer contigo...
    um abraço, desta alcateia Alentejana

    ResponderEliminar
  3. Força Atleta!

    Estás lá e vai ser canja.

    Verdadeiramente Inspirador.

    Estarei a torcer por Ti!

    RunAbraço,
    NDA

    ResponderEliminar