quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Novo macrociclo, novos objetivos!



Se assumir que os dois anos e meio que decorreram desde a minha primeira participação numa maratona (Lisboa, Dez/2009) foram uma longa preparação para a minha primeira participação numa prova de montanha com 100 milhas de distância (Beasain, Jul/2012), então o volume de treinos efectuado por mesociclo (período de 4 semanas) até à data do Ehunmilak (168 km) foi aquele que está  traçado no seguinte gráfico:




Do gráfico é patente que ainda mais significativo do que o aumento da quantidade de quilómetros mensais foi o aumento do Desnível positivo (D+) que fui acumulando. Se existe algum, será esse o segredo para completar com sucesso, em menos de 48 horas, uma dura prova de montanha com 11000 m D+.

Encerrado este importante capítulo do meu desenvolvimento desportivo, foi tempo de dar um pouco de repouso ao corpo e ao espírito. No mesociclo que encerrou a minha época desportiva de 2011/2012, e que terminou no passado domingo, dia 12/08, aliviei muito o volume de treino, como se pode constatar pelo gráfico:




Pelo meio ainda participei numa Ultra de 50 km, o UTNLO, mas estava claramente fora de forma, o que seria de esperar após o violento esforço que foi necessário empreender para vencer o Ehunmilak.

Após um breve interlúdio de uma semana, em que não treinei, retomei ontem os treinos com uma ida ao Jamor. Já estava com saudades. Pude constatar que voltei das “férias” mais lento e menos resistente e que vou ter que ir aumentando gradualmente a carga para voltar aos níveis anteriores de forma física.




Ultra Trail do Monte Branco

Percurso do UTMB
Altimetria do UTMB

O meu objectivo principal para a época de 2012/2013 será a participação no 10º Ultra Trail do Monte Branco (UTMB), de 168 km, caso seja sorteado, uma vez que os 7 pontos de qualificação já eu tenho. Se não tiver a alegria de ser um dos felizardos no sorteio (as probabilidades jogam contra mim, uma vez que se esperam 2 candidatos para cada vaga e os candidatos repetentes beneficiam de um factor de ponderação que lhes multiplica a probabilidade por 2) então terei de encontrar um desafio semelhante, como plano B.

Recordo que o UTMB é a prova rainha do Trail Europeu, quiçá internacional (como diria o João Pinto, “somos dos melhores do mundo, quiçá da Europa!”). A edição deste ano, 2012, irá ter início às 18h30 de dia 31/08. Cerca de 2300 atletas alinharão à partida (entre eles o meu colega de equipa Run 4 Fun e amigo, Paulo Jorge Rodrigues), prontos para percorrer os 168 km com 9600 m D+, alguns dos quais os levarão acima dos 2500 m de altitude, e ao longo dos quais terão que enfrentar sucessivamente condições meteorológicas correspondentes às 4 estações do ano.



Portugueses na edição de 2012 do UTMB


Do site oficial retiro o seguinte trecho:
"It's a real outpouring of granite peaks, of high crystalline summits, where erosion of an exceptional intensity has cut out, sawn, sliced up, broken, smashed the imposing upheaval of ancient rocks, revealing a landscape of exceptional beauty." (Roger Frison-Roche, guide-writer.)




Mal posso esperar pela abertura das incrições em Dezembro e pelo anúncio dos resultados do sorteio a 18 de Janeiro de 2013 às 9h de Lisboa.

Mas até à minha hipotética participação ainda decorrerão vários meses, portanto necessito estabelecer outros objectivos intermédios. Até Novembro já estou inscrito nas seguintes provas:

Setembro: Meia Maratona de S. João das Lampas (21,1 km)
Outubro: GTSA (42 km)
Novembro: UTAX (82 km)

Em Dezembro provavelmente correrei a Maratona de Lisboa, que é aqui mesmo “à porta de casa” e assim aproveito para completar a minha 10ª maratona.

Em 2013 logo se verá, mas felizmente o que não faltam são interessantes provas de trail por este Portugal fora, por vezes o difícil é escolher.

Agora há que iniciar a preparação, com denodo e alegria, um objectivo de cada vez, até conquistar o objectivo final! Esse horizonte radiante deixa-me muito entusiasmado!


2 comentários:

  1. Grande objetivo 2013, Luís.

    Pelo acumulado de subida, o Ehunmilak é superior ao UTMB.

    Por isso só te falta seres sorteado, para poderes participar e concluir com sucesso, mais um grande desafio.

    Até parece fácil!!! :)

    Runabraço

    ResponderEliminar
  2. Boa sorte para o sorteio e para todos os eventos em que vieres a participar. Abraço.

    ResponderEliminar