Arrábida Swimrun 2019

Views






AUTOPSICOGRAFIA

O poeta é um fingidor
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.
E os que lêem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.
E assim nas calhas de roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama coração.

- Fernando Pessoa






No sábado, dia 5 de Outubro, precisamente às 7 horas da manhã, saí de casa fremente de antecipação.

Nesse dia teria lugar a minha primeira incursão na distância Standard dessa modalidade nova e excitante que é o Swimrun.




O que é isso do Swimrun? perguntar-se-ão.

Bem, é uma modalidade recente, que teve origem na Suécia em 2002.

A história da sua origem já é lenda. Nasceu de uma aposta entre amigos. Onde melhor encontrar a referência senão na Wikipedia:


«The first swimrun race was the Swedish Ö till ö (stylized as ÖtillÖ), a 75-kilometre (47 mi) course across 26 islands.[4] In 2002, Anders Malm, the owner of Utö Värdshus (the finish line hotel of ÖtillÖ), his friend Janne Lindberg and some of his staff (the Andersson brothers) had a late night in the bar. They challenged each other – "Last team of two to Sandhamn pays for hotel, dinner and drinks". Two teams of two started the next morning with the only rule being that they had to pass the three different restaurants on the islands between the start and the finish. The last team at the restaurant had to drink and pay what the team ahead of them had ordered for them. It took them more than 24 hours and they were too tired to party on arrival. They tried again the year after with the same result. They're referred to as Original 4.[5]»

https://en.wikipedia.org/wiki/Swimrun

A primeira prova oficial teve lugar em 2004.



Em Portugal, a modalidade foi adotada em 2017, com uma primeira edição do Arrábida Swimrun.

Tal como se refere no site nacional:

«On this site you will find all the information about our sport, about the National Circuit events in all its formats (Standard and Sprint) but also all future trends of Swimrun.»

https://www.swimrunportugal.com/?lang=en



O que me levou a procurar esta modalidade?

Ainda antes de começar a correr de forma sistemática, em estrada e trilhos, comecei por nadar. Em 2000 fazia parte da equipa de Masters que treinava na piscina olímpica do Estádio Universitário e que estava filiada na ANEstoris, Associação de Nadadores dos Estoris, e era treinada pelo Pedro Brandão, o primeiro árbitro português em Jogos Olímpicos.

O objetivo principal da equipa era participar no circuito de provas de águas abertas. Ainda participei em algumas, não muitas, antes de ficar sem tempo para praticar as 2 horas por dia, 5 vezes por semana, logo às 7 da manhã, na piscina do EUL, que eram necessárias (nasceram os meus dois filhos e a modalidade passou a enteada).

Mas o bichinho ficou sempre.

Tanto que ainda participei em mais algumas provas, já depois de ter deixado a equipa. Mas sempre na distância mais pequena, da prova aberta. Normalmente ou 1,5 km ou 2 km. Como por exemplo, a prova aberta do Challenge 10K de Aldeia do Mato.



Depois, em 2015 resolvi fazer o Half-IronMan do Lisboa Triathlon.

No entanto, o Triatlo não me atrai tanto devido ao segmento de bicicleta. Não consigo encontrar tempo para treinar Trail, Natação e Ciclismo. São necessárias muitas horas em cima da bicicleta, que é um segmento fundamental. E o Trail também exige muitas horas de treino em montanha. Para mim é muito difícil conciliar essas duas modalidades: Trail e Bicicleta. Já a natação é outra história, pois exige muito menos tempo para conseguir atíngir uma prestação mediocre, o que para mim basta.

Assim, o Swimrun surge como uma modalidade natural para mim. Não sou nem grande nadador, nem grande corredor, mas tenho estamina e determinação.



A minha primeira incursão no Swimrun, deu-se em 27 de Abril deste ano, mas ainda de forma experimental, na distância Sprint do Zêzere Swimrun:


















Zêzere Swimrun Standard é uma prova de 18Km, com 14.750m (720mD+) de corrida e 3.000m de natação, completados em 8 segmentos alternados.

Também existe a distância Sprint de 9Km com 7.000m (350mD+) e 1.800m respetivamente, completados em 5 segmentos alternados.

Os tempos limite para completar as provas são 5 e 3 horas.

https://www.swimrunportugal.com/

Consta do regulamento a seguinte descrição:

«O ZÊZERE SWIMRUN STANDARD 18KM envolve a prática da natação em águas abertas, e percorre maioritariamente trilhos com algum desnível acumulado, o que torna a prova especialmente dura, exigindo dos atletas experiência prévia no Trail e na Natação. Neste tipo de ambientes, será necessária uma boa condição física, e uma adequada gestão do esforço físico e mental que lhes permita terminar este desafio. O ZÊZERE SWIMRUN SPRINT 9km é uma prova indicada para todos os que possuem um nível de experiência mais reduzido nestas duas modalidades e ainda para todos os outros que pretendem efetuar uma prova mais curta.
Ainda assim, exige também uma preparação física adequada.»

https://docs.wixstatic.com/ugd/76b08e_1042f30fba634ff7b86076b55452bbae.pdf

Material obrigatório:

Dorsal corrida a ser usado visível durante toda a corrida;
Chip de cronometragem;
Toucas de natação devem ser usadas visíveis durante todos os troços de natação.

Guia:



https://docs.wixstatic.com/ugd/76b08e_b327a0f8d86547dc83be825e9637df7c.pdf








https://www.facebook.com/luismatosferreira/videos/10217814896939706/



https://www.relive.cc/view/2323588960



Fiz a prova com o Luís Carvalho, e adorámos aquilo. Ambos gostamos de praticar várias modalidades e assim decidimos ir juntos experimentar mais esta.


Antes:



Depois:























O Swimrun é uma modalidade ainda com poucos adeptos, mas em crescimento. Movimenta cerca de 150 a 200 atletas por evento. Nesta foto de família, já muita gente se tinha ido embora (reparem no canto inferior direito da foto):











No final da prova ainda fizemos um belo picnic e ficámos em amena cavaqueira com amigos como o Gil Caldeira.

O tempo esteve maravilhoso, a água morna, a companhia excelente, enfim todos os ingredientes necessários para passar uma boa manhã.




Agora o leitor perguntar-se-á: mas que material é necessário para fazer isso tudo?

Na net encontram-se vários tuturials que explicam o material que é necessário usar. Para aqui apenas é preciso sublinhar que é obrigatório levar o mesmo material do inicio até ao fim da prova. Ou seja, os ténis, o fato, as palas e o pull-buoy, caso optemos por usar estas peças de equipamento.










Entrevista a Bruno Safara, um bom amigo e o grande impulsionador e organizador do Swimrun em Portugal. O Bruno tem feito um excelente trabalho. Força Bruno!










De volta para o Arrábida Swimrun:










https://www.google.com/maps/d/viewer?mid=1PDl4M6KcuhM6RjpUgvk_Aqo3Ok_gpHkf&ll=38.51389500561663%2C-8.925092500000005&z=15&fbclid=IwAR0BXBU1j6X2zwP-nelbZxNzl9btI9u9XwFaRsNFIyPzlJTnak7cSP2dCUk



Arrábida Swimrun Standard é uma prova de 17.5Km, com 15.000m (790mD+) de corrida e 2.500m de natação, completados em 8 segmentos alternados.

TRANSIÇÕES - 4 Natação / 4 Corrida -Distância Nado mais longo – 1.000 m -Distância Corrida mais longa – 9.100 m -Ganho total de elevação - 790 D+ -Tempo limite: 5 Horas

SEGMENTOS:

Swim: 1 km
Run: 4.9 km (260 mD+)
Swim: 0.6Km
Run: 9.1 km (510 mD+)
Swim: 0.5 km
Run: 0.7 km (50 mD+)
Swim: 0.4 km
Run: 0.3 Km

Também existe a distância Sprint, com 7.900m (420mD+) e 2.500m respetivamente.

Os tempos limite para completar as provas são 5 e 3 horas.

https://www.swimrunportugal.com/

Consta do regulamento a seguinte descrição:

«O ARRÁBIDA SWIMRUN STANDARD envolve a prática da natação em águas abertas, e percorre maioritariamente trilhos com algum desnível acumulado, o que torna a prova especialmente dura, exigindo dos atletas experiência prévia no Trail e na Natação. Neste tipo de ambientes, será necessária uma boa condição física, e uma adequada gestão do esforço físico e mental que lhes permita terminar este desafio. O ARRÁBIDA SWIMRUN SPRINT é uma prova indicada para todos os que possuem um nível de experiência mais reduzido nestas duas modalidades e ainda para todos os outros que pretendem efetuar uma prova mais curta. Ainda assim, exige também uma preparação física adequada.»

http://www.offcrono.pt/portal/evento/inicio/arrabidasr

Material obrigatório:

Dorsal corrida a ser usado visível durante toda a corrida;
Chip de cronometragem;
Toucas de natação devem ser usadas visíveis durante todos os troços de natação (a touca é fornecida pela organização).
Copo para utilização nos abastecimentos (fornecido pela organização na 1ª participação do atleta em provas do Circuito Swimrun Portugal)

Material recomendado:

Fato Neoprene adequado para temperatura da água de 14 graus Celsius
Calçado apropriado para percursos offroad e trail running
Óculos de natação
Palas
Pull bouy com elástico ou fecho semelhante -Soft flask p/ água ou isotónico

POSTOS DE CONTROLO

ARRÁBIDA SWIMRUN STANDARD: (CP 5,8km, CP 6,4km, CP 15,5km, CP 16Km, Meta)

O ARRÁBIDA SWIMRUN STANDARD terá 2 postos de abastecimento de líquidos e sólidos cerca do km 6,7 e km 15,5, 1 posto de abastecimento de líquidos ao km 11,2 e 1 posto de abastecimento final na Meta.

Guia:

https://docs.wixstatic.com/ugd/76b08e_b327a0f8d86547dc83be825e9637df7c.pdf

PROGRAMA:

Sábado, 07 Setembro
Parque Urbano de Albarquel

ARRÁBIDA SWIMRUN STANDARD
07H30 - Abertura do secretariado
08h30 - Encerramento do secretariado
08h30 – Shuttle Bus de embarque Galeão no Parque Urbano Albarquel
08h45 - Controlo 0: Verificação de equipamento / Briefing técnico entrada do Galeão
09h00 - Partida
14H00 - Entrega dos prémios
16h00 - Fim da atividade

www.facebook.com/SwimrunPortugal






Voltando ao inicio desta crónica.

Acordei, levantei-me, tomei um farto pequeno-almoço. De seguida saí para ir buscar o António Rego ali ao pé do Estádio Primeiro de Maio.

Chegámos ao estacionamento do Parque Urbano de Albarquel ainda com muito tempo para levantar o dorsal e touca e nos prepararmos para a prova.

Enfim, palavras para quê? Foi um dia explêndido! Ambos adorámos a experiência, como se pode ver pelos nossos sorrisos abertos e radiantes, antes, durante e depois do evento.










O Bruno, a organizar as tropas.































































http://www.offcrono.pt/portal/evento/inicio/arrabidasr


















Comentários



Posted by:
has written 0 awesome articles for dorsal1967.

Mensagens populares deste blogue

Pequenos conselhos práticos - Solo Duro

Provas Insanas - Transpyrenea 2016

De Vela até aos Açores

Provas Insanas - Westfield Sydney to Melbourne Ultramarathon 1983

UTAX - Ultra Trail Aldeias do Xisto - 2014

Oh Meu Deus Trail Run (50 km)