Tor des Géants Endurance Trail - TDG 2020 - S01E03/E04

Views




Meu coração é um pórtico partido
Dando excessivamente sobre o mar.
Vejo em minha alma as velas vãs passar
E cada vela passa num sentido.
Um soslaio de sombras e ruído
Na transparente solidão do ar
Evoca estrelas sobre a noite estar
Em afastados céus o pórtico ido…
E em palmares de Antilhas entrevistas
Através de, com mãos eis apartados
Os sonhos, cortinados de ametistas,
Imperfeito o sabor de compensando
O grande espaço entre os troféus alçados
Ao centro do triunfo em ruído e bando…
  • Fernando Pessoa






1º Mesociclo

(29ª, 30ª, 31ª e 32ª semanas de 2019 - 15/07 a 11/08)

Está aqui a Crónica deste Mesociclo com uma explicação minuciosa da prova e do treino necessário.

A minha Metodologia de treino está explicada aqui:

O Ultra Trail – Uma Paixão




2º Mesociclo

(30ª, 31ª, 32ª e 33ª semanas de 2019 - 12/08 a 08/09)
Está aqui a Crónica deste Mesociclo




3º Mesociclo

(37ª, 38ª, 39ª e 40ª semanas de 2019 - 09/09 a 06/10)


4º Mesociclo

(41ª, 42ª, 43ª e 44ª semanas de 2019 - 07/10 a 03/11)





Depois do esforço feito para chegar ao Andorra Ultra Trail com o peso controlado e muitos quilómetros de treino nas pernas, necessitei abrandar.

Relaxei no controle da minha alimentação. Dos 72 kg na vespera da prova voltei para os 78 Kg.





Quanto mais velho fico, mais difícil se torna gerir isto:







O sono também tem andado irregular, mercê das solicitações do trabalho e da vida social. Para me sentir bem necessito de 8 horas de sono diárias. Nem sempre é possível.





Os meus primeiros 3 meses de preparação para o TOR foram assim:






E as semanas assim (a semana 29 é a do AUT):







Treino Anual desde que me meti nisto:







Treino Mensal desde que me meti nisto:






A minha medida de treino, desde que comecei a treinar regularmente, em 2008, combina a distância com a altimetria da seguinte forma:

km-effort = distância (km) + 10 x desnível (km).

Essa escolha está explicada aqui:

ITRA Performance Index - Tudo o que nunca quis saber nem teve vontade de perguntar

Retomei os treinos em Agosto do ano passado, após um hiato com 12 mesociclos muito fracos (abaixo dos 200 km-effort por semana). Para mim um bom mesociclo é um que tenha mais de 400 km-effort.





Este ano o treino tem estado de acordo com as minhas expectativas (é normal no Outono baixar o volume).




Introduzi ainda treino de natação, que é ótimo para descomprimir, variar, exercitar outros grupos musculares e melhorar a postura:

 



Entretanto fui fazendo provas para cumprir calendário:


A 21/09 participei no Grande Trail Serra D'Arga. Pode-se ler aqui a minha crónica.
A 13/10 no Trail da Costa Vicentina. Pode-se ver aqui a reportagem.
A 20/10 na Maratona de Lisboa. Pode-se ver aqui a curta-metragem.



Mas o mais interessante de tudo foi a minha primeira participação em Swimrun na distância Standard (já tinha participado na distância Sprint em Castelo de Bode), no Arrábida Swimrun. Gostei muito desse evento, e tenciono particapar em todas as próximas provas em que tiver disponibilidade para o fazer.
















 




















Comentários



Posted by:
has written 0 awesome articles for dorsal1967.

Mensagens populares deste blogue

UTAX - Ultra Trail Aldeias do Xisto - 2014

De Vela até aos Açores

5º AXTrail series 2012

Provas Insanas - Westfield Sydney to Melbourne Ultramarathon 1983

Insanidade nos Tempos de Covid - Estrelaçor 180K - A prova - Frigus detegere

Le Grand Raid des Pyrénées

MIUT - Madeira Island Ultra Trail

Pequenos conselhos práticos - Solo Duro

Ultra Trail Atlas Toubkal - UTAT 2016 - A prova