A Rua

Barras cinzentas com o número de grevistas por ano desde 1986, cortadas por doze linhas verticais, uma por greve geral, as convocadas pelas duas centrais a cor de vinho.

Os governos decidiram, mas a rua empurrou. Doze greves gerais, manifestações de centenas de milhares, greves de setor que pararam o país e, agora como em 1974, a casa outra vez no centro do protesto.

Em Trinta e Um Governos a contestação aparecia aos bocados: o cerco à Constituinte, o buzinão da ponte, os professores, o "Que se lixe a troika", a greve geral de 2025. Este texto junta-os e acrescenta o que ficou de fora. É o último de três complementos ao texto principal, depois de Lá Fora, sobre o mundo, e de Fora do Arco, sobre os partidos.

Duas advertências antes de começar. A primeira é sobre os números de manifestantes: quase nunca há contagens independentes, e as estimativas dos organizadores e da polícia diferem muitas vezes por um fator de dois ou mais. Digo sempre de quem é cada número. A segunda é sobre as greves: a única série longa, a do Gabinete de Estratégia e Planeamento do Ministério do Trabalho, publicada pela PORDATA, deixa de fora a administração pública, e por isso quase não vê as greves gerais, dos professores ou dos médicos.[1] Este texto termina com uma história que ainda está a acontecer: as acampadas pela habitação de outubro de 2026.

12greves gerais de 1982 a 2026; cinco convocadas por CGTP e UGT juntas
13,9%dos assalariados sindicalizados em 2020; 52,6% em 1978
+164%preço das casas em Portugal de 2015 a 2025; +62% na UE
27,2%dos inquilinos a preço de mercado gastam mais de 40% do rendimento na casa; 18,6% na UE
1974–1976 · o PREC

Quando a rua governava

No 1.º de Maio de 1974, seis dias depois da revolução, uma multidão atravessou Lisboa da Alameda até ao estádio da FNAT, rebatizado nesse dia Estádio 1.º de Maio. Fala-se em um milhão de pessoas; é uma estimativa da época, sem contagem, e o seguro é dizer centenas de milhares.[2] Nas semanas seguintes rebentou uma vaga de greves: só entre 12 de maio e 8 de junho houve cerca de 150, metade de todas as de 1974.[3] O salário mínimo, criado nesse mês, nasceu nesse ambiente, e abrangia cerca de metade da população ativa.[4]

A primeira grande luta pela casa é desse tempo. Entre 26 de abril e 9 de maio de 1974 foram ocupadas cerca de 2000 habitações sociais em Lisboa, Setúbal, Porto e na Madeira; o bairro 2 de Maio, em Lisboa, tem o nome do dia em que foi ocupado. Em fevereiro de 1975, quando acabou o prazo dado aos proprietários para arrendar as casas vazias, foram ocupados mais cerca de 2500 apartamentos em Lisboa, e em março havia 57 comissões de moradores só na capital. Um decreto de abril de 1975 legalizou as ocupações feitas por necessidade extrema, com um preâmbulo que ficou famoso: enquanto houvesse pessoas sem casa, não se podia aceitar que houvesse casas sem pessoas.[5] Ao mesmo tempo, o Estado criou o SAAL, um programa em que arquitetos trabalhavam com as associações de moradores para construir no lugar dos bairros de barracas. Numa altura em que cerca de 600 mil famílias, 23% da população, viviam em condições precárias, o SAAL chegou a envolver 40 mil famílias em 174 operações; foi extinto em outubro de 1976 sem que nenhuma operação estivesse concluída.[6]

No Alentejo, os trabalhadores rurais ocuparam entre 1,1 e 1,2 milhões de hectares, cerca de um quarto da superfície agrícola do país, e criaram perto de 600 unidades coletivas de produção. A reforma agrária foi desfeita a partir da Lei Barreto, de 1977.[7] E a 12 de novembro de 1975 cerca de cem mil manifestantes, sobretudo operários da construção civil que exigiam um contrato coletivo, cercaram o parlamento e mantiveram lá dentro, durante mais de um dia, a grande maioria dos deputados constituintes. O número é o da imprensa da época.[8] Foi o momento em que a rua esteve mais perto de substituir as instituições, e a reação a esse momento ajudou a fazer o 25 de Novembro.

1977–1987 · os anos do FMI

Os salários em atraso

Depois do PREC, o movimento sindical organizou-se em duas centrais rivais: a CGTP, próxima do PCP, e a UGT, criada em 1978 por sindicalistas do PS e do PSD. Nos anos do FMI a contestação foi sobretudo defensiva. A primeira greve geral da democracia foi convocada pela CGTP a 12 de fevereiro de 1982, contra o governo de Pinto Balsemão; a segunda, a 11 de maio do mesmo ano, depois da morte de dois manifestantes no Porto, no 1.º de Maio.[9]

A marca dessa década foram os salários em atraso: empresas, sobretudo industriais, que pagavam parte do ordenado ou pagavam com meses de atraso, e trabalhadores que continuavam a ir trabalhar para não perder o direito ao que lhes deviam. Não há um número nacional fiável. Na região de Setúbal, segundo a união de sindicatos local, havia em 1985 15 mil trabalhadores com salários em atraso e 45 mil desempregados, dos quais só um em cada dez recebia subsídio.[10] A lei de 1986 deu a esses trabalhadores o direito de suspender o trabalho ou de se despedir com justa causa. Enquanto isso, a sindicalização caía: de 52,6% dos assalariados em 1978 para 35,1% em 1986 (Figura 2).[11]

1988–1999 · a contestação dos anos de Cavaco

Parcialíssima

A 28 de março de 1988 a CGTP e a UGT fizeram, pela primeira vez, uma greve geral juntas, contra o pacote laboral do governo de Cavaco Silva, que facilitava os despedimentos. Os sindicatos falaram em 85% de adesão; cinco jornais diários não saíram. Cavaco respondeu com uma frase que ficou: "Se há greve, eu não notei. Se é greve geral, muito menos; tão-pouco parcial. Eu diria, quando muito, parcialíssima." O Tribunal Constitucional acabou por declarar inconstitucionais partes do pacote.[12] No ano seguinte, 1989, as greves no setor privado envolveram 296 mil trabalhadores, o máximo da série (Figura 1).[1]

Trabalhadores em greve por ano, 1986 a 2024, e as greves gerais Barras anuais de trabalhadores abrangidos por greves no setor privado e empresarial, sem a administração pública: 232 mil em 1986, 296 mil em 1989, depois uma descida até cerca de 30 mil por ano nos anos 2000, uma subida para 92 mil em 2012, o mínimo de 7 mil em 2016 e 66 mil em 2024. Por cima, círculos marcam as doze greves gerais, de 1982 a 2026; os cheios são as convocadas por CGTP e UGT juntas. 1985 1990 1995 2000 2005 2010 2015 2020 2025 0 100 200 300 ANO MILHARES DE GREVISTAS 1989: 296 mil sem dados
Fig. 1 — Trabalhadores abrangidos por greves, em milhares, 1986–2024: só setor privado e empresarial, no continente, sem a administração pública; sem dados para 2008 e 2009. No topo, as doze greves gerais de 1982 a 2026: círculos cheios para as convocadas por CGTP e UGT juntas, vazios para as da CGTP. O mínimo foi 7 mil em 2016. Fontes: PORDATA, GEP e DGERT.[1][9]

Os protestos dos anos 90 vieram de outros lados. Os estudantes do secundário e do superior saíram à rua várias vezes entre 1992 e 1994, contra as provas globais e contra as propinas; foi a propósito deles que o diretor do Público, Vicente Jorge Silva, escreveu em 1994 o editorial que lhes chamou geração rasca, uma expressão que os próprios haveriam de devolver dezassete anos depois.[13] Em junho de 1994 a portagem da ponte 25 de Abril subiu de 100 para 150 escudos, os condutores responderam com um buzinão a 18 de junho e, a 24, camiões bloquearam o acesso sul. Na carga policial um jovem de Almada ficou paraplégico. O aumento acabou por ser aplicado no fim do ano.[14] E em setembro de 1999 o país mobilizou-se por Timor-Leste como não se via desde 1974, com dezenas de milhares de pessoas de mãos dadas em Lisboa.[15]

2000–2014 · do Código do Trabalho à troika

A geração à rasca e o "Que se lixe a troika"

Nos anos 2000 a CGTP fez greves gerais contra o Código do Trabalho de Bagão Félix, em dezembro de 2002, e contra as alterações laborais de Sócrates, em maio de 2007.[9] O maior protesto da década, porém, foi de uma só profissão: a 8 de março de 2008 cerca de cem mil professores encheram o Terreiro do Paço contra a avaliação de desempenho da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, e em novembro desse ano os sindicatos falaram em 120 mil.[16]

A crise trouxe a maior vaga de protesto desde o PREC. A 24 de novembro de 2010, contra os cortes dos PEC, CGTP e UGT fizeram a segunda greve geral conjunta da sua história. A 12 de março de 2011 quatro jovens convocaram pelo Facebook, sem partidos nem sindicatos, a manifestação da Geração à Rasca; a canção "Parva que sou", dos Deolinda, tornou-se o seu hino. O Público estimou entre 160 e 280 mil pessoas só em Lisboa e no Porto.[17] Com a troika vieram mais três greves gerais em dezoito meses, em novembro de 2011, março e novembro de 2012, esta com confrontos em frente ao parlamento, e uma quarta, de novo conjunta, em junho de 2013. A 15 de setembro de 2012 o protesto "Que se lixe a troika" juntou centenas de milhares de pessoas em dezenas de cidades contra a mudança na taxa social única, que o governo retirou; os organizadores falaram num milhão. A 2 de março de 2013 voltaram a sair: o Público estimou 180 mil só em Lisboa, a organização mais de um milhão no país.[18] Nesse mês de fevereiro, a "Grândola, Vila Morena" foi cantada nas galerias do parlamento para interromper o primeiro-ministro, e durante semanas os ministros foram recebidos com ela onde quer que fossem.

Os politólogos Guya Accornero e Pedro Ramos Pinto perguntaram, no título de um artigo, se o protesto português desses anos tinha sido "bem-comportado", e concluíram que foram os sindicatos e os partidos de esquerda que o sustentaram, mesmo quando as manifestações se diziam apartidárias.[19] O protesto travou algumas medidas, como a da taxa social única, mas não o programa. E não aparece nas estatísticas de greves com a dimensão que teve na rua: em 2012, o ano mais duro, as greves do setor privado envolveram 92 mil trabalhadores, menos de um terço do máximo de 1989.[1]

2015–2024 · as greves de setor

Poucos, mas no sítio certo

Depois da troika as greves no setor privado caíram para o mínimo da série, 7 mil grevistas em 2016. A sindicalização chegou aos 13,9% dos assalariados em 2020, abaixo da média da OCDE.[11] Mas o conflito mudou de forma: passou para grupos pequenos, bem organizados e colocados num ponto de estrangulamento, capazes de parar muito com pouca gente.

Entre 22 de novembro e 31 de dezembro de 2018 os enfermeiros fizeram uma greve cirúrgica nos blocos operatórios de cinco centros hospitalares, financiada por duas campanhas de recolha de fundos que juntaram 784 mil euros; o sindicato estimou 500 cirurgias adiadas por dia, e o governo decretou a requisição civil em fevereiro de 2019.[20] Em abril de 2019 a greve de um sindicato pequeno, o dos motoristas de matérias perigosas, deixou os aeroportos de Lisboa e Faro sem combustível em 24 horas; em agosto, antes de uma segunda greve, o governo declarou uma crise energética e voltou a decretar a requisição civil.[21] Em 2023 os professores voltaram em força: o sindicato STOP disse ter mais de cem mil pessoas à porta do Ministério da Educação a 28 de janeiro, e a Fenprof e oito outros sindicatos falaram em 150 mil a 11 de fevereiro, números sindicais sem contagem policial.[22] A luta era sobretudo pelos seis anos, seis meses e 23 dias de serviço congelados, que o governo seguinte aceitou devolver por fases. No outono desse ano cerca de dois mil médicos recusaram fazer horas extraordinárias além do limite legal, e houve urgências fechadas em 27 hospitais.[23] Em janeiro de 2024 milhares de polícias marcharam em Lisboa e no Porto por um suplemento igual ao da Polícia Judiciária, e a 1 de fevereiro os agricultores cortaram estradas e fronteiras com tratores.[24][25]

Fora do mundo do trabalho surgiram outros movimentos: a greve climática estudantil, que a 15 de março de 2019 saiu à rua em 26 localidades; as ações do Climáximo, como o bloqueio da Segunda Circular em outubro de 2023; as manifestações antirracistas depois dos confrontos no bairro da Jamaica, em 2019, e da morte do ator Bruno Candé, em 2020; a greve feminista de 8 de março, desde 2019; a marcha do orgulho LGBTI, com mais de 50 mil pessoas em Lisboa em 2024, segundo os organizadores.[26] A estatística das greves também voltou a subir: em 2023 houve 238 greves no setor privado, o maior número desde 2002.[1]

Taxa de sindicalização em Portugal e na média da OCDE, 1973 a 2023 Em Portugal a taxa de sindicalização desce de 64,6% em 1973 e 52,6% em 1978 para 24,9% em 1990, cerca de 19% nos anos 2000 e 13,9% em 2020. A média da OCDE desce de 37,4% em 1978 para 15,2% em 2023. 1975 1985 1995 2005 2015 2025 0 10 20 30 40 50 60 70 ANO % DOS ASSALARIADOS 1978: 52,6% 2020: 13,9% média OCDE Portugal
Fig. 2 — Taxa de sindicalização, em % dos assalariados: Portugal (negro, anos disponíveis) e média da OCDE (verde). O valor de 1973 é anterior à revolução, com sindicatos corporativos. Fonte: OCDE e AIAS, ICTWSS.[11]
2025–2026 · o pacote laboral

Duas greves gerais e um chumbo

O pacote laboral "Trabalho XXI" do governo de Luís Montenegro juntou de novo as duas centrais. A greve geral de 11 de dezembro de 2025 foi a primeira conjunta desde 2013; a CGTP disse que aderiram mais de três milhões de trabalhadores, "uma das maiores de sempre", e o governo chamou-lhe "inexpressiva". Não há números independentes.[27] A 3 de junho de 2026 a CGTP fez outra, sozinha; a UGT chamou-lhe "extemporânea". O Metro de Lisboa parou todo o dia e, segundo o governo, entre 38% e 45% das escolas fecharam, mas a ministra do Trabalho disse que no setor privado a adesão foi "absolutamente residual".[28] Dezasseis dias depois o pacote foi chumbado no parlamento, com o Chega a votar ao lado da esquerda: caiu pelos votos de um partido que não esteve nas greves.

Outubro de 2026, o mês do Orçamento para 2027, começou com oito greves marcadas, da função pública aos bancários e ao pessoal não docente das escolas, e com uma manifestação da CGTP contra o aumento do custo de vida a 17 de outubro.[29] Mas o protesto que marcou o mês foi outro.

1974 · 2026 · a casa

Casa para viver

A habitação é a única causa que liga o primeiro e o último capítulo desta história. Entre 2015 e 2025 o preço das casas em Portugal multiplicou-se por 2,6, uma subida de 164%, contra 62% na média da União Europeia; só em 2025 subiu 17,6%, o maior aumento anual da série do INE, iniciada em 2009.[30] As rendas dos contratos em vigor, que mudam devagar, subiram 36%; nos contratos novos a renda mediana nacional chegou aos 9,29 euros por metro quadrado em 2025, e na Grande Lisboa aos 14,19.[31] As razões dessa subida, do turismo aos compradores estrangeiros e à falta de construção, estão em The Rent e The Bidders.

A crise não atinge toda a gente da mesma maneira, e os números mostram onde dói. Em 2024, 73% dos portugueses viviam em casa própria, 41% sem empréstimo, e só 14,4%, cerca de um milhão e meio de pessoas, pagavam renda a preço de mercado.[32] No conjunto da população, a parte que gasta mais de 40% do rendimento com a casa é até mais baixa em Portugal do que na UE, 6,3% contra 7,7% em 2025. Mas entre os inquilinos a preço de mercado é de 27,2%, contra 18,6% na UE: mais de 400 mil pessoas.[33] Quem protesta é sobretudo quem chegou tarde ao mercado: jovens, inquilinos, imigrantes.

Preço das casas em Portugal e na UE e rendas em vigor em Portugal, 2010 a 2025 Índices com base 2015. O preço das casas em Portugal desce de 107 em 2010 para 93 em 2013 e sobe para 264 em 2025; na UE sobe de 100 para 162. As rendas dos contratos em vigor em Portugal sobem de 100 para 136. 2010 2015 2020 2025 80 120 160 200 240 280 ANO ÍNDICE, 2015 = 100 preço das casas, Portugal 264 UE 162 rendas em vigor, Portugal: 136
Fig. 3 — Preço das casas em Portugal (negro) e na UE (verde) e rendas dos contratos em vigor em Portugal (tracejado), índices com base 2015 = 100, 2010–2025. Fonte: Eurostat.[30][31]

O protesto organizado começou a 1 de abril de 2023, com a plataforma Casa para Viver a juntar milhares de pessoas em sete cidades; o pacote Mais Habitação foi aprovado em julho desse ano só com os votos do PS.[34] Seguiram-se manifestações em 19 cidades em janeiro de 2024, com cerca de 4 mil pessoas no Porto segundo a PSP, em 22 cidades em setembro de 2024, em 13 em junho de 2025 e em 16 em março de 2026, sempre com milhares na rua e números difíceis de confirmar.[35]

O que desencadeou outubro de 2026 foi a revisão da lei do arrendamento, aprovada na generalidade no fim de setembro com os votos de PSD, CDS e IL e a abstenção do Chega: permite o despejo ao fim de dois meses de rendas em atraso em vez de três e acaba com o limite de 2% à subida das rendas nos contratos novos.[36] A 10 de outubro cerca de 1500 pessoas montaram tendas na Praça D. João I, no Porto; uma carga policial deixou 39 feridos. A 17, no dia da manifestação da CGTP, começou a acampada do Rossio, em Lisboa. Na madrugada de 20 o Corpo de Intervenção da PSP retirou as tendas e deteve 55 pessoas, e o ministro da Administração Interna declarou que as acampadas tinham terminado; as tendas voltaram. A 24 de outubro, na marcha "Não temos casa, montamos tendas!", a organização contou 25 mil pessoas em Lisboa; a PSP não deu número, mas admitiu que eram milhares.[37] Na madrugada de 25 houve nova retirada, com 27 detidos, para quem o Ministério Público propôs a suspensão provisória do processo; os 55 de 20 de outubro têm até 6 de novembro para escolher entre pagar 150 euros ou ir a julgamento.[38] A revista Sábado notou que acampamentos de protesto houve muitos, de 2011 aos professores de 2023, mas que o uso da força para os desfazer é quase inédito.[39] Enquanto escrevo, o parlamento discute o Orçamento.

O padrão

O que meio século de rua mostra

A rua raramente derrubou medidas sozinha. Travou a mudança na taxa social única em 2012, levou o Tribunal Constitucional a olhar para o pacote de 1988 e ajudou a criar o clima em que o de 2026 caiu. Mas a portagem de 1994 foi aplicada, a troika ficou, e as greves gerais quase nunca mudaram um orçamento. Os protestos com mais efeito foram os que coincidiram com uma maioria frágil no parlamento.

O sindicalismo encolheu, o conflito não. Em 1978 mais de metade dos assalariados era sindicalizada; em 2020, um em cada sete. As grandes greves do setor privado dos anos 80 deram lugar a greves de setores públicos ou de pequenos grupos com poder de bloqueio: enfermeiros, motoristas, professores, médicos. O resultado é um país com poucos dias de greve em comparação com a maior parte da Europa, segundo os dados do Instituto Sindical Europeu, mas em que algumas greves param tudo.[40]

Os novos movimentos nascem fora dos sindicatos, mas não vivem sem eles. A Geração à Rasca e a Casa para Viver foram convocadas por pessoas sem partido, pelas redes sociais. Os estudos sobre o protesto dos anos da troika mostram que foram os sindicatos e a esquerda organizada que lhes deram continuidade. As acampadas de 2026 vão pôr isso à prova outra vez.

A casa voltou ao centro. Em 1974 ocupavam-se casas vazias porque havia 600 mil famílias a viver mal. Em 2026 montam-se tendas porque os preços mais do que duplicaram numa década. As soluções discutidas mudaram muito; a frase do decreto de 1975, a de que não pode haver casas sem pessoas enquanto houver pessoas sem casa, podia estar num cartaz do Rossio.

Nota sobre método e ferramentas

Este texto foi escrito em colaboração com o Claude Opus 5.5 (Anthropic): especificação, direção editorial e revisão crítica humanas; pesquisa, verificação e redação pela máquina, com um agente dedicado a reunir e verificar as datas, os números e a sua autoria. As figuras e a capa são geradas por scripts/a_rua.py (dados em docs/a-rua-results.json, figuras em docs/a-rua-figures.html), com dados da PORDATA, da OCDE e do Eurostat descarregados a 27 de outubro de 2026. A série de greves exclui a administração pública e não tem dados para 2008 e 2009. Os números de manifestantes vêm acompanhados de quem os deu; nenhum é uma contagem independente. O número de inquilinos sobrecarregados combina a percentagem de 2025 com a distribuição por tipo de alojamento de 2024 e a população de 2025, e é uma ordem de grandeza. Os acontecimentos de outubro de 2026 foram verificados na imprensa até 27 de outubro e podem mudar. É o terceiro de três complementos a Trinta e Um Governos.

Autor: Luis Matos Ferreira — Physicist, Developer, Writer

Outros textos deste blog
  1. Trinta e Um Governos — os governos de Portugal desde 1974, um a um.
  2. Lá Fora — Portugal na Europa e no mundo, 1974–2026.
  3. Fora do Arco — os partidos da oposição e o Chega.
  4. The Rent — habitação e os mais novos.
  5. The Bidders — compradores estrangeiros, vistos gold e o preço das casas.
Fontes
  1. PORDATA, “Greves: total, trabalhadores abrangidos e dias de trabalho perdidos”, a partir do GEP/MTSSS e da DGERT, continente, excluindo a administração pública, 1986–2024.
  2. “1 de Maio de 1974, o primeiro em liberdade”, RTP.
  3. M. Calisto, “Os reflexos do 25 de Abril no mundo do trabalho”, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, citando J. Barreto, A Formação das Centrais Sindicais e do Sindicalismo Contemporâneo em Portugal (1968–1990).
  4. “Salário mínimo volta a subir. Afinal, para que serve?”, ECO, 11 de janeiro de 2022, sobre o Decreto-Lei n.º 217/74.
  5. S.-M. Saaristo, J. P. Lages e M. Tomé, “‘They are grabbing houses for themselves!’: Occupying 2 de Maio in the fervour of the Portuguese Revolution”, Cidades, Comunidades e Territórios, 2024; Decreto-Lei n.º 198-A/75, de 14 de abril.
  6. Fundação de Serralves, O Processo SAAL: Arquitetura e Participação 1974–1976, dossier pedagógico, 2014, a partir do Livro Branco do SAAL, 1976.
  7. “Uma revolução alentejana feita de vitórias e mágoas”, Lusa, Diário de Notícias, 20 de julho de 2017.
  8. “Pedro e Helena Roseta viveram o cerco à Constituinte em lados opostos da barricada”, RTP.
  9. “Greves gerais à sexta ou coladas a feriados? Os dados contam outra história”, Executive Digest; “Maioria das greves gerais ocorreu durante governos de direita”, Correio da Manhã, 10 de dezembro de 2025.
  10. M. T. Serôdio Rosa, “Sindicalismo operário em Setúbal, nos anos 90”, Associação Portuguesa de Sociologia, citando dados da União de Sindicatos de Setúbal; Lei n.º 17/86, de 14 de junho.
  11. OCDE e AIAS, base de dados ICTWSS, taxa de sindicalização, Portugal e média da OCDE, descarregada a 27 de outubro de 2026.
  12. “Pacote laboral de Cavaco uniu centrais sindicais desavindas”, Diário de Notícias; “Lei do trabalho e austeridade motivaram as quatro greves gerais que uniram CGTP e UGT”, ECO, 11 de novembro de 2025.
  13. “Geração à rasca, outra vez”, Observador, opinião.
  14. “Bloqueio da ponte, o princípio do fim do cavaquismo, foi há 25 anos”, Diário de Notícias, 2019.
  15. “Os maiores sobressaltos da história de Portugal descritos em livro”, Notícias ao Minuto, sobre P. Prostes da Fonseca, Os Maiores Sobressaltos em Portugal, Oficina do Livro.
  16. “Maria de Lurdes Rodrigues desiste da avaliação docente”, Correio da Manhã, 10 de fevereiro de 2017; “Mário Nogueira deixa a direção da Fenprof após 18 anos de lutas”, Lusa, 2025.
  17. “Ainda existe uma geração à rasca cinco anos depois do protesto?”, Sábado, 2016; estimativa do Público citada em “Anti-austerity movement in Portugal”, Wikipedia.
  18. “Em Portugal, protestos massivos contra austeridade e governo”, 4 de março de 2013, que cita a estimativa do Público e a da organização.
  19. G. Accornero e P. Ramos Pinto, “‘Mild Mannered’? Protest and Mobilisation in Portugal under Austerity, 2010–2013”, West European Politics 38(3), 2015, pp. 491–515.
  20. “Enfermeiros concluem greve cirúrgica, mas há mais pré-avisos”, RTP; “Enfermeiros dizem que só receberam 115 mil euros de anónimos”, Diário de Notícias, 12 de fevereiro de 2019.
  21. “Combustíveis: Governo vai reunir-se com sindicatos para acabar com a greve dos motoristas”, ECO, 16 de abril de 2019; “Portugal em alerta energético enfrenta greve a partir de hoje”, ECO, 12 de agosto de 2019.
  22. “Milhares de docentes de todo o país concentrados em frente ao ministério”, Lusa, Sábado, 28 de janeiro de 2023; “Governo cede e professores recuperam metade do tempo de serviço em dois anos”, Observador, maio de 2024.
  23. “Direção executiva do SNS reúne-se sábado com hospitais devido à crise nas urgências”, ECO, 6 de outubro de 2023.
  24. “Milhares de polícias marcharam nas ruas de Lisboa”, Notícias ao Minuto, 24 de janeiro de 2024.
  25. “Agricultores: protestos bloquearam país e forçaram Governo a dar garantias”, Observador, 2 de fevereiro de 2024.
  26. “Portugal junta-se a nova greve estudantil pelo clima”, Correio da Manhã, 22 de maio de 2019; “Quem são os ativistas do Climáximo que pararam a 2.ª Circular”, Diário de Notícias, 4 de outubro de 2023; “Milhares manifestam-se contra racismo nas ruas de Lisboa”, Sábado, 6 de junho de 2020; “Dia da Mulher assinalado com manifestações e greve feminista”, Correio da Manhã, 8 de março de 2020; “Marcha do Orgulho LGBTI pinta Avenida da Liberdade”, Observador, 6 de julho de 2024.
  27. “CGTP estima que mais de três milhões de trabalhadores aderiram à greve geral”, RTP, 11 de dezembro de 2025.
  28. “CGTP vê greve de dimensão idêntica à de dezembro, Governo fala em adesão residual”, ECO, 3 de junho de 2026.
  29. “Mês de contestação: outubro vai ter oito greves”, A Bola, 1 de outubro de 2026.
  30. Eurostat, House price index (prc_hpi_a), médias anuais, 2015 = 100, descarregado a 27 de outubro de 2026.
  31. Eurostat, índice harmonizado de preços no consumidor, rendas efetivas (prc_hicp_aind, CP041); INE, Estatísticas de Rendas da Habitação, 2025, noticiadas em “Algarve supera mediana nacional nas rendas de novos contratos”, Postal, julho de 2026.
  32. Eurostat, Distribution of population by tenure status (ilc_lvho02), 2024, e população residente a 1 de janeiro de 2025 (demo_pjan).
  33. Eurostat, Housing cost overburden rate (ilc_lvho07a e ilc_lvho07c), 2025.
  34. “PS aprova pacote Mais Habitação com abstenção do Livre e do PAN”, Observador, 19 de julho de 2023.
  35. “Milhares de pessoas nas ruas em 19 cidades em defesa do direito à habitação”, Postal, 27 de janeiro de 2024; “Milhares de pessoas protestam nas principais cidades pelo direito à habitação”, DNoticias, 28 de setembro de 2024; “Habitação juntou milhares de pessoas em manifestação no Funchal, em Lisboa e no Porto”, DNoticias, 21 de março de 2026.
  36. “Arrendamento urbano passou no Parlamento”, Lexpoint; “Arrendamento em debate no Parlamento”, RTP, setembro de 2026.
  37. “Manifestantes pelo direito à habitação mantêm acampamentos em Lisboa e Porto”, RTP; “Desocupação forçada de protesto pela habitação gera confrontos e detenções no Rossio”, Diário de Notícias, 20 de outubro de 2026; “Protestos pela habitação estão na rua em várias cidades do país”, RTP, 24 de outubro de 2026.
  38. “Manifestantes detidos no Rossio têm até 6 de novembro para decidir entre pagar ou ir a julgamento”, Diário de Notícias; “MP propõe suspensão provisória do processo dos 27 detidos na acampada de Lisboa”, Diário de Notícias, 26 de outubro de 2026.
  39. “Acampada pela habitação não é única, mas violência policial é quase inédita”, Sábado, 22 de outubro de 2026.
  40. “Função pública para esta sexta, mas Portugal é dos países europeus com menos greves”, ECO, 24 de outubro de 2025, com dados do Instituto Sindical Europeu (ETUI) para 2020–2023.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Le Grand Raid des Pyrénées

Provas Insanas - Westfield Sydney to Melbourne Ultramarathon 1983

ITRA Performance Index - Everything You Always Wanted to Know But Were Afraid to Ask